quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Utilizando Look and Feel

O chamado look and feel em java nada mais é que:

Look and Feel é a aparência que sua aplicação irá tomar. o Look and Feel (aparência e comportamento)define a forma como seus componentes serão desenhados na tela.

Nesse sentido vamos ao que interessa. você ja deve ter se deparado com a seguinte situação:



e com o look and feel ficaria assim:
 Bem melhor não???
Para você executar esta ação e abandonar para sempre o visual do java padrão é muito fácil! Basta você usar o look and feel.

Na prática ficaria desta forma:
-abra sua IDE;
-crie um novo projeto;
-e crie uma interface gráfica, ou seja, um jframe:

Feito isso, aparecerá algo mais ou menos assim:

Feito isso você deve possuir uma aplicação com seu modelo próprio. Afinal, a intenção deste tópico é ensinar a criar um look and feel diferente e não como montar uma interface gráfica. Este conhecimento você ja deve possuir para compreender este tópico ok?

Você ja com sua interface em mãos, deve se dirigir ao código fonte da mesma na seguinte linha do método principal:
Este é seu método principal. Quem quizer saber mais sobre ele acesse este tópico: Olá Mundo.
Aqui você percebe que ele possui um método público run() e dentro do mesmo esta a chamada para visualização na tela de seu frame: new Login().setVisible(true);
este trecho significa apenas isso:

new é um comando que instancia um novo objeto em memória. Em nosso caso o frame chamado Login(). Após isso ele diz "computador, instancie em memória este frame, e, logo após, coloque o mesmo visível na tela para que eu possa ver com o comando" setVisible(true). Mostrar na tela? Verdadeiro.

O nosso look and feel deve vir antes da chamada deste frame, ou seja, antes deste método. Para isso funcionar, você deve adicionar as seguintes linhas de código que comandam nosso look and feel:

Então vamos ao código:
UIManager é uma referência a biblioteca java que possui esta funcionalidade e métodos para mexer no look and feel da aplicação. Após acionar esta biblioteca, você deve especificar que método quer executar no look (get/set), e como queremos modificar então utilizamos o setLookAndFeel. Após isso mandamos o sistema criar um novo objeto em memória para a modificação que virá isto é executado no new. Logo após dizemos qual look and feel será carregado para execução na memória. Em nosso exemplo o AeroLookAndFeel.

Tudo isso deve ser inserido em um laço de funcionalidade chamado try{}catch. Este condicional funciona da seguinte forma:
Você possui um fluxo em que deve executar uma ação. Se este fluxo não executar aquela ação por qualquer motivo que seja ele cairá em um erro. Em outras palavras, tudo que estiver dentro do try deve ser executado. Ja se, caso ele não execute, consequentemente cai no nosso catch.

É isso ai galera. Espero que tenham gostado deste post. qualquer dúvida ou sugestões é só falar. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.