quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Criando um olá mundo mais complexo

Olá galera do blog! Eu Bruno Rafael, estou aqui para mais uma postagem e tutorial com um exemplo mais complexo de nosso clássico olá mundo, visando agora, utilizar caixas de texto (OptionPane) e alguns gets e sets. Ficou complicado? Não se preocupe! Estará tudo comentado. Então Vamos lá!

Primeiramente abra o seu IDE e crie um novo projeto e uma nova classe:
Não sabe como fazer isso? veja este post que ensina como fazer: Olá Mundo Clássico.

Após isso, crie seu método principal e deixe seu projeto como na imagem:
Logo acima você pode ver o seguinte código: package olamundo;
Isso nada mais é que uma referência ao pacote no qual esta sua classe se encontra;

abaixo esta o public class Main{}
public especifica que você está declarando um método ou variável pública, o que significa que ela é visível por todos e todas as outras classes. O Main nada mais é que o nome desta classe;

Abaixo temos o método principal que permite com que a aplicação tenha um ponto de partida a seguir. É dentro deste método que iremos colocar todo o código java que desejamos que seja executado.

Insira o seguinte código:
Perceba que dentro do método principal foram inseridas duas variáveis, String nome e int idade.

String é um tipo de dados da linguagem java, sendo assim, não é um tipo primitivo da linguagem de programação. String define que aquela variável irá receber um tipo de dados texto chamada nome. Ja o int, é um tipo primitivo das linguagens de programação que recebe apenas valores numéricos inteiros. Ou seja, apenas valores do tipo: 1,2,20 etc...não podendo receber valores como: 1.2,1.5. Então foi definido que você criou uma variável do tipo inteira com o nome idade.

Até agora definimos as variáveis que serão usadas. Agora devemos definir algo que utilize estas variáveis. Usaremos para isso os OptionPanes.

OptionPanes em java são uma classe que mostra caixa de textos na tela para o usuário, saindo assim das linhas de comando do sistema. Veja o exemplo:


Este é um dos tipos de OptionPane que o java possui. Além de você poder criar seus próprios modelos.
Com este conhecimento em mãos vamos criar um OptionPane para que os dados inseridos pelo usuário, sejam inseridos em nossas variáveis nome e idade:

Vemos que foram adicionadas 2 linhas que correspondem ao nosso OptionPane. Agora vamos explicar o que acontece:

Definimos inicialmente duas variáveis: String nome e int idade. Quando criamos estas, não atribuimos valores a elas,sendo que em java o valor atribuido vem sempre após o nome da variável da seguinte forma:
variável = seuValor.
Sendo assim, a linha abaixo faz exatamente isso,atribuir às variáves seus valores. 
Há um pequeno detalhe. Os valores não são atribuidos de forma direta, ou seja ex: nome = Bruno; mas sim de forma indireta especificando que o valor do nome será aquilo que for inserido no OptionPane com o seguinte código: JOptionPane.showInputDialog("Digite sua idade");

Aqui você chama a classe JOptionPane e com o comando show diz que ele será mostrado na tela na forma de uma caixa de entrada com o comando ImputDialog mosrando o seguinte texto para o usuário "Digite Sua Idade". Os textos em java sempre são colocados entre aspas "".

Na idade acontece o mesmo, mas nosso código esta com um erro que é o seguinte:
as caixas de diálogos aceitam por padrão apenas entradas de texto (Strings), enquanto que a idade é do tipo inteiro.
Como resolver o Problema?
Simples! Sempre que você quizer fazer uma conversão de tipos como no caso, você pega uma String por padrão e a converte para inteiro. Simples não? Calma, isto é feito da seguinte forma:
 O seguinte código: Integer.parseInt() serve para converter um tipo de dados para inteiro. Dentro dos parênteses você insere o que será convertido. Em nosso caso o OptionPane.

Ja criamos as variáveis, ja atribuimos valores a elas pelo OptionPane. Agora falta mostrarmos estes resultados na tela. Para isso acrescente as seguintes linhas:
Agora vamos as considerações:
aqui você criou um OptionPane para mostrar uma Caixa de Mensagem com o texto "bem vindo senhor".Ao lado, sempre que entre um texto acrescido de uma variável, você deve colocar o operador + na frente dela, e se houver nome após, coloque um + atrás da variável.
O \n no texto é um comando para pular a linha. 
Veja como ficou:

È isso. Espero que tenham compreendido e gostado do post. Até a próxima. Abraço!

obs Aeee galera! Vamos ajudar o Blog para que não acabe! Ao visualizar os posts clique para participar da cominidade, almentando assim o número de membros ok? Pedimos essa colaboração de Vocês.
Abraço e até a próxima!
Bruno Rafael..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.