sexta-feira, 1 de julho de 2011

O seu próximo trabalho: desenvolvedor de aplicações Mobile?

Com as empresas lutando para criar aplicativos móveis, há uma corrida do ouro  para desenvolvedores dispostos a reequipar suas habilidades técnicas e adotar uma concepção nova de mentalidade....


Bruno Rafael.
Revisado.


Como a demanda de mercado surge para aplicativos  iOS ,Android , sistema operacional que é a próxima onda de dispositivos inteligentes, as empresas estão enfrentando uma escassez  de desenvolvimento móvel . Para profissionais de TI com habilidades de programação, essa lacuna representa uma nova oportunidade de embarcar em uma reforma da carreira.
Para colocar a demanda em perspectiva, consideramos que a Apple acumulou 1,78 bilhões dólares em vendas  de apps em 2010,  vendas globais de aplicativos móveis estão previstas para atingir US $ 4 bilhões este ano, de acordo com a IHS pesquisador de mercado.
[Confira relatório InfoWorld sobre os mais quentes seis novos postos de trabalho em TI e também descobrir por que Johnny não pode programa - e como isso pode mudar . | Receba as notícias de desenvolvimento de software e percepções demundo InfoWorld Desenvolvedor boletim . ]
Quem está desenvolvendo os aplicativos? No seu recente  estudo"Crunch Talent América Tech" , TI Dice descobriu que vagas de emprego para os desenvolvedores Android dispararam 302 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2010; anúncios para iPhone relacionados com empregos subiram 220 por cento no mesmo período.
Um site para freelancers,mostra relatórios de demanda comparáveis: No primeiro trimestre de 2011, havia 4.500 empregos desenvolvedor móvel postado no site - um aumento de 101 por cento sobre o número de anúncios de trabalho semelhante no mesmo trimestre do ano passado .
O número total de anúncios de emprego no site expandiu a uma taxa de 52 por cento nesse mesmo período, indicando que o desenvolvimento móvel como um segmento de carreira pode estar crescendo duas vezes mais rápido que      
                                                                                                                      Android HoneyComb
o mercado de trabalho global, de acordo com Ellen Pack, vice-presidente de marketing da Elance.com.
Não é apenas as empresas de tecnologia que estão à espreita para o talento de desenvolvimento móvel. Hoje, todos os tipos de empresas de produtos e serviços estão lutando para sair com os aplicativos, assim como, há pouco tempo, eles estavam trabalhando para estabelecer uma presença em sites de redes sociais.
"Tornou-se uma das caixas que você tem que verificar a ser uma marca de sucesso", diz Pack. E que traduz a realidade em demanda reprimida para desenvolvedores de aplicativos. "É uma daquelas áreas onde há mais demanda que oferta, porque não há bastante grandes desenvolvedores móveis lá fora".
Embora existam vários desenvolvedores de Web e talentosos em desenvolvimento Java, profissionais com experiência de construção de aplicativos nativos para o iPhone da Apple ou iPhone , ou para o BlackBerry ou qualquer um dos dispositivos mais recentes Android, estão em falta por causa da relativa novidade dessas plataformas.

Observadores do mercado dizem que é a capacidade de compreender novas regras de utilização móvel, e não simplesmente a capacidade de dominar as habilidades de programação, que separa os que têm uma afinidade para desenvolvimento móvel daqueles que simplesmente não entendem.
"Quando você está construindo aplicações Web, [vocês] têm todo o desktop. Existem coisas que você pode fazer sair com o ponto de vista do design que simplesmente não se traduzem em um dispositivo móvel", observa Eric Knipp, analista do Gartner especializado em Web e computação em nuvem . "Não se trata apenas de fazer as coisas menores ou coisas dividindo-se em telas separadas. Desenvolvedores têm sido treinados para pensar que mais recursos equivale a aplicações melhor, mas em dispositivos móveis, que simplesmente não é verdade."

2 comentários:

  1. Fala Bruno! Notícias interessantes e relevantes. Mas uma crítica construtiva. O texto parece ter sido traduzido por um tradutor automático. algumas partes ficaram sem nexo. Mas Siga em frente precisamos de mais gente divulgando a animando o mundo do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Realmente haviam algumas citações que estavam em Inglês e na hora de reformular não saiu do jeito correto, mas o texto ja foi revisado!

    Grato e volte sempre!

    ResponderExcluir

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.