sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Defendendo o Android




Em mais um movimento para defender o Android de acusações de quebra de patentes, o Google comprou 1.023 registros da IBM. A transação foi registrada em agosto junto ao Escritório de Patentes dos Estados Unidos, mas o valor do negócio não foi revelado, segundo o El País. Com a compra da Motorola Mobility, anunciada em agosto pelo valor de US$ 12,5 bilhões, o gigante de buscas passa a ser dono de mais 17 mil patentes.
Os registros adquiridos seriam usados defender o sistema operacional móvel go Google, atacado, principalmente, pela rival Apple. As ações vêm sendo movidas contra fabricantes de aparelhos móveis que usam o OS do Google. No início deste mês, por exemplo, nove das patentes da empresa dirigida por Larry Page foram passadas à HTC. A taiwanesa é acusada de copiar a interface gráfica do iPhone em alguns de seus dispositivos.
Mas a compra de patentes para a defesa nos tribunais não foi uma tática exclusiva do Google. No início do ano, Apple, Research in Motion, Microsoft e Sony se uniram para comprar direitos de uso da Nortel por US$ 4,5 milhões. O pacote incluía seis mil patentes, de sistemas de comunicação sem fio a soluções ópticas e de comunicação oral, além de semicondutores. O interesse especial era em tecnologias de 4G para dispositivos móveis e no padrão LTE.
Apple, Microsoft, Sony, EMC e Oracle se uniram também em 2010, na época para adquirir as patentes da Novell. O Google considerou o consórcio como um campanha hostil contra o Android. A Microsoft respondeu à observação convidando o gigante de buscas para integrar o grupo, e a empresa de Larry Page informou que se o fizesse não teria como defender seu sistema operacional de ataques legais de nenhum dos outros sócios das patentes adquiridas.
Os problemas judiciais envolvendo o Android têm levado algumas fabricantes a buscar alternativas ao OS do Google. A Samsung estaria interessada em melhorar seu sistema próprio, o Bada, e há rumores de que a sul-coreana estaria pensando em comprar o webOS, que agora é da HP. O sistema, antes da Palm, também estaria na mira da HTC, e pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.