quinta-feira, 3 de maio de 2012

Android Ice Cream Sandwich


Ice Cream Sandwich: os detalhes que fazem a diferença

O Google nos trouxe diversas pequenas novidades no Ice Cream Sandwich: apps padrão renovados, transcrição instantânea de voz, reconhecimento facial para destravar o aparelho… Junte essas pequenas novidades e você chega neste sistema coeso, integrado, agradável de ver e de usar. Eis as melhoras que o Google implementou no novo Android:

Novos apps do Google

Todos os apps do Google – navegador, Gmail, calendário – foram atualizados, e eles estão incríveis.
O navegador ganhou diversas novidades. Você pode abrir até 16 abas, e trocar entre elas da mesma forma que na multitarefa. Quer fechar uma aba? Basta deslizá-la para o lado. Você também pode escolher entre ver a versão mobile ou completa apenas clicando em um botão, “pedir versão para desktop”. O ICS também permite salvar páginas offline para ler depois, mesmo sem conexão. E o navegador sincroniza seus favoritos com o Google Chrome do seu computador.
O novo Gmail finalmente ficou elegante. Agora você tem pré-visualização de duas linhas em cada e-mail e uma barra de ação na parte de baixo, para acesso rápido a novo e-mail, busca e marcadores. Esta barra muda dependendo do contexto, como no Honeycomb: ela mostra ações diferentes quando você está na caixa de entrada, ou quando você lê um e-mail. Navegar entre e-mails ficou mais fácil: basta deslizar para a esquerda ou direita e ver a próxima mensagem ou e-mail anterior. E cada conversa está melhor organizada, com uma barra indicando o remetente com foto e separando cada e-mail de forma clara. E finalmente temos Gmail offline! Você pode buscar e-mails dos últimos 30 dias, e aumentar esse período para quanto tempo você quiser.
No novo calendário, deslizar para os lados avança ou recua um dia na agenda, e o movimento de pinça (pinch-to-zoom) amplia a agenda, mostrando mais detalhes dos compromissos. Os outros apps do Google – YouTube, Mapas, Música, Google+ etc. – também foram atualizados para o ICS, mas não demostrados no evento.

Contatos/Pessoas

A evolução do app de contatos chama-se People. É uma lista dos seus contatos com você em destaque. Você pode vê-los na tradicional forma de lista, ou em cartões bem semelhantes ao Windows Phone 7. Entre no perfil de um contato, e você pode acessar os perfis de redes sociais dele, além de ver as atualizações mais recentes dele – é o que TimeScape e MotoBlur fazem há tempos, só que desta vez bem integrado ao sistema. Tocando a foto de um contato em qualquer lugar, como no Gmail, faz surgir uma gaveta com diversas opções de contatar a pessoa – via SMS, Twitter e mais.
E se eu quiser usar o smartphone como telefone? Bem, quando você recebe uma ligação, uma foto de alta resolução ocupa toda a tela em plano de fundo. (Se você tem amigos feios, sugiro pedir para que eles troquem as fotos por desenhos bem bonitos.) Você pode ignorar a ligação enviando imediatamente um SMS, caso não possa – ou não queira! – atender no momento. E o ICS ganha APIs abertos para integrar correio de voz visual direto na lista de ligações feitas, mas não está claro se isto poderá ser bem-implementado no Brasil.

Android Beam

O Google está apostando forte no NFC – primeiro com o Google Wallet, agora com o Android Beam. Pegue dois smartphones com Ice Cream Sandwich e NFC (por enquanto só o Galaxy Nexus), encoste um no outro, e você transfere de tudo entre eles. Você está vendo um site e quer mostrar a seu amigo? Encoste seu aparelho no dele, pressione “touch to beam” e a página se abre no smartphone do seu amigo. Está no Mapas? Encoste os aparelhos e o outro abre o mesmo mapa que você. Até compartilhar apps é bem-pensado: em vez de transferir o app, o Android abre a página do app no Android Market para seu amigo baixar. O Android Beam poderá ser usado por qualquer app através de API, a ser disponibilizada em breve para desenvolvedores.

Teclado virtual melhorado

O teclado virtual do Ice Cream Sandwich melhora o que vimos no Gingerbread. Ele tem corretor automático integrado: selecione uma palavra e surge uma lista de sugestões para corrigí-la. A barra acima do teclado, que sugere palavras antes de você terminar de digitá-las, também ficou mais precisa. E agora, você pode mover texto apenas selecionando-o e arrastando. Além disso, copiar e colar se tornou uma operação igual entre os apps do Android.
Outro destaque: a transcrição de voz quase instantânea. Até agora, para ditar texto no Android, você falava tudo e depois via o resultado. No Ice Cream Sandwich, as palavras que você diz aparecem escritas quase ao mesmo tempo na tela. E na demonstração, quando Matias Duarte disse “ponto de interrogação”, ele obteve “?”; disse “rosto sorridente”, e obteve :-) .

Controle de consumo de dados

Você provavelmente usa um app para monitorar o consumo de dados no seu smartphone – com planos limitando os MB que você pode consumir, é quase uma necessidade. O Google percebeu isso e implementou este controle direto no Android, que já havia em modificações como o Motoblur. Mas eles foram além: o app de consumo de dados fornece uma previsão do seu consumo até a próxima conta, e nele você pode ver qual app está consumindo mais dados, e configurar alertas e limites para cada um. Ótimo.

Face Unlock

O Android agora pode destravar o aparelho usando seu rosto. Sim, esta ideia já está presente em apps, mas agora está disponível direto no sistema. “Por que lembrar uma senha ou PIN se seu celular deveria reconhecer você?”, pergunta Matias Duarte. Bem, eu acho que deslizar o dedo para desenhar um padrão na tela é uma forma mais rápida de destravá-la, mas quem sabe o Face Unlock seja útil. Na apresentação, ele não funcionou direito, nem com o assistente do Matias, nem com ele próprio. Falhas acontecem, e se o Face Unlock não funcionar, o Android mostra outra forma de destravar o aparelho – como desenhar um padrão na tela.

Veja Também: Melhorias no google Android
Afinal como funciona o sistema Android?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.