sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Origem do nome da Linguagem Java

JAVA
É uma ilha, que fica no arquipélago da Indonésia, onde se fala Javanês.


Você sabia??? Wink

O projeto de uma nova linguagem iniciou-se em1990, liderado por James Gosting, o projeto inicialmente era investindo para a TV Interativa, o problema é que em 1993, quando o projeto foi apresentado, descobriu-se que a TV interativa não existia, até aí o projeto já tinha consumido milhões de dólares.Sendo assim o financiamento estava para ser cortado, foi quando a Sun decidiu abandonar o hardware do projeto, e focar o seu desenvolvimento na Web. A partir daí, a equipe trabalhou em um ritmo alucinante em segredo,dia e noite,e para os desenvolvedores ficarem acordados, tomavam muito café, até liberar a primeira versão Alfa da linguagem, daí vem a origem do nome Java, que significa café ( em americano) , pois muitas xícaras foram tomadas até a liberação da versão em maio 1995.

Além disso...
Java, é uma linguagem de programação. Totalmente orientada a objetos, que foi projetada para ser portável entre diferentes plataformas e sistemas operacionais

Quem desenvolveu
A linguagem foi desenvolvida pela Sun Microsystems Java.
Modelado conforme a linguagem de programação C++ e inclui recursos especiais que o tornam ideal para programas na Internet.

Você provavelmente já usou Java! Smile
Isso porque os aplicativos feitos em Java estão presentes em uma infinidade de dispositivos, desde relógios,microondas, jogos no celular, até grandes mainframes.
O fato de se tratar de uma linguagem multi-plataforma permite o desenvolvimento de aplicativos e soluções para os mais diversos fins.

Java é seguro? Confused
A linguagem Java, desde sua criação, sempre considerou com seriedade a questão da segurança.
Quando um programa em Java é executado, seu bytecode precisa passar pelos requisitos de segurança presentes na JVM, que impede a execução se o código tiver alguma irregularidade.

Eu uso, tu usas, ele usa...
Um exemplo de sucesso do uso de Java e sua segurança esta nas instituições financeiras, ou seja, os bancos. O Banco do Brasil, utiliza 100% nos seus aplicativos BB-OfficeBank. A autenticação de senha do Banco Bradesco é feita com uma implementação Java.

Qual é a diferença
Outras linguagens, como C. são executadas diretamente pelo S.O. Com isso, é possível criar programas que acessem recursos críticos do sistema. No caso da linguagem Java, a JVM atua como uma espécie de intermediária entre o programa e o sistema. Assim, até mesmo o acesso a recursos de entrada e saída só é feito por meio da JVM.
Mais o que é JVM  
Em poucas palavras, é um mecanismo que permite executar código em Java em qualquerplataforma. Segundo a definição da Sun a JVM - "Java Virtual Machine", pode ser entendida como "uma máquina imaginária implementada via software ou hardware que executa instruções vindas de bytecodes".
Ahh...Bytecode
Bytecode é uma espécie de codificação que traduz tudo o que foi escrito no programa para um formato que qualquer JVM entenda e seja capaz de executar.
Quando você faz um programa em Java e o compila, se tudo estiver certo, o compilador gerará bytecodes desse programa.

Direcionado para Web, porquê
A idéia de usar o Java para as páginas da Web é de aumentar a interatividade, já que diversos programas podem ser desenvolvidos em forma de Applets e serem executados a partir de um código HTML
Além disso os aplicativos que utilizam linguagem Java possuem maior flexibilidade de personalização e, especialmente, uma interface visual muito mais amigável. 

Podemos dizer que Java é Econômico?Embarrassed
Há divergências sobre o assunto. Porém, é possível acessar programas desenvolvidos em Java de qualquer tipo de equipamento, do mais modesto até o mais avançado, com Linux, Windows NT ou 2000 ou BeOS ou FreeBSD, utilizando um navegador Netscape, Mozilla ou IE. Entretanto a manutenção ( mão-de-obra) é muito mais cara, do que a manutenção de um programa desenvolvido em VB por exemplo.

Tá, mais o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que se você fizer um programa em Java no Linux, ele será capaz de rodar no Windows ou em qualquer outro S.O. que tenha JVM. Isso ocorre porque não existe bytecodes diferentes, isto é, os bytecodes dos programas em Java compilados no Windows, serão os mesmos bytecodes gerados se a compilação fosse feita em qualquer outro sistema operacional.


Notícia:
Sun perde para Kodak na JustiçaAngry
Quinta-feira, 07 de outubro de 2004 – Publicada pela revista Info
SÃO PAULO – A Justiça decidiu que a linguagem de programação Java, um dos produtos mais conhecidos da Sun Microsystems, infringe patentes pertencentes à Eastman Kodak. Agora a Kodak pede indenização de mais de um bilhão de dólares.
Segundo o jornal Los Angeles Times, as três patentes em questão referem-se a um tipo de programa que identifica dados conforme eles entram no computador, determinando, por exemplo, se são textos ou gráficos.
A Kodak, que adquiriu a propriedade das patentes em 1997, quando comprou os negócios na área de software da Wang Laboratories, argumentou que a linguagem Java opera de modo semelhante.
A Sun negou ter infringido patentes da Kodak. "Nós acreditamos ter bases fortes para apelar" disse Mary Petry, porta-voz da Sun.
bom é isso pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.