Afinal, Como funciona o Sistema Android?

Fala galera! Estamos aqui para falar um pouco sobre o novo sistema do google, o nosso querido Android. Devem se perguntar "por que ele entra aqui?". Simplesmente por ele ser um sistema baseado na linguagem java! Vamos ao nosso Post.


O Google Android é um sistema operacional open source criado pela empresa Google e direcionado para dispositivos móveis. Ele decorre da aquisição de algumas empresas de software móvel, realizadas em 2005, o que permitiu ao google fazer com que seus aplicativos móveis cheguem ao máximo de mãos possíveis. O código do Android começou a ser distribuído em meados de 2008.

Baseado na plataforma Linux, e tendo como mascote um simpático robozinho, o sistema já é bastante conhecido por usuários de dispositivos móveis. O desenvolvimento do Android atualmente é realizado pela open handset alliance, um conjunto de 30 empresas do ramo tecnológico e das telecomunicações.

A composição básica do Android é: Sistema operacional, um middlleware (camada intermediária da aplicação) e aplicações em si. Ele funciona como os sistemas operacionais que você ja conhece e está habituado a utilizar.
     Alguns recursos da plataforma Google android são:

-Aplicação que permite a reutilização e a substituição de componentes quando necessário.

- Navegador de internet integrado, baseado no WebKit, open source.


- Possui um otimizador de gráficos 3d utilizando uma biblioteca gráfica baseada no OpenGL ES 1.0, o que torna a qualidade visual do aplicativo tão atraente quanto seu desempenho.

-Banco de dados SQLite integrado para armazenamento de dados estruturados.

-Ambiente de desenvolvimento completo, incluindo um dispositivo emulador, ferramentas de depuração, memória e perfis de desempenho, e um plugin para o eclipse IDE, o que torna a vida do desenvolvedor muito mais simples.

A Proposta:

O Android e uma aposta da Google no futuro dos dispositivos móveis e tem tudo para conquistar espaço rapidamente, pois agrada a vários públicos diferentes, que por sua vez possuem interesses também diferentes:
  • Os fabricantes de Celulares, uma vez que o sistema poderá ser utilizado sem custo em seus aparelhos, ao contrário de sistemas como Symbiam e o Windows mobile.
  • Os desenvolvedores, que possuem ampla liberdade para melhorias tanto do sistema operacional quantos dos aplicativos que podem ser instalados e utilizados, já que o Android possui um ambiente de desenvolvimento aberto e baseia-se em sua estrutura na linguagem de programação java. Seu código é bastante semelhante mudando apenas algumas formas de trabalhar, integrando também tecnologias de web como XML.
  • Os fabricantes de chips, que não terão tantos problemas de incompatibilidade de seus recursos com o sistema operacional do dispositivo, além de poderem adicionar novos recursos aos celulares, o que aumentará a procura dos fabricantes e consumidores por processadores mais rápidos, impulsionando o desenvolvimento e a venda de novos produtos.
Terminamos esta primeira parte por aqui. Em breve continuaremos este post para ficarmos por dentro desta nova plataforma tão polêmica...

Abraços de seu sempre amigo Bruno Rafael

Comentários

  1. eu tenho um tablet android (super pad) Hum queria saber como instala aplicativos, jogos , e coloca a liguagem em portugues.
    responder questbest2011@hotmail.com fico grato!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Dimas. Não é o foco do blog esta sua dúvida mas responderei sua pergunta. Para instalar novos aplicativos você precisa ter uma conta google e acessar o site do google market. Lá existem mais de 5 mil aplicaçõs para qualquer aparelho com sistema android. Grato e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. eu comprei um net book da androide no achei legal no pois pra quem é acostumado com o window, é bem diferente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E Esse Tal de Nano Service?

Executar Audio em Java Swing

Validando Email em Java Com e Sem expressão Regular